Eles andam em grupos, conversando alto, rindo, brincando, se divertindo. São os alunos das escolas públicas da região sul que visitam a 30ª Fenadoce. Essa é uma tradição inclusiva que acontece há várias edições da feira. Todos os anos as escolas fazem o agendamento da visita e gratuitamente podem passar o dia conhecendo tudo que a Fenadoce oferece. Além do acesso aos pavilhões, os meninos e meninas ganham ingresso para o parque de diversões e podem saborear um doce.
“Essa época do ano eles ficam super empolgados pra passear, vivenciar a festa, interagir, conhecer coisas diferentes”, conta Rosane Santana, professora da Escola Estadual Professora Sylvia Mello, no bairro Fragata em Pelotas, que trouxe um grupo de 45 alunos com idades entre 6 e 12 anos.
Em outro ponto dos pavilhões, os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Arco Íris, de Pelotas, fazem pose em frente a um mural da feira para registrar a vista. Marina Silveira, estudante da escola, ficou impressionada com o que encontrou. “Na antiga escola eu tinha vindo uma vez, mas está muito diferente, está bonito, colorido, bem divertido”, conta a menina de 12 anos.
O passeio das escolas na Fenadoce é uma forma de aproximar a história da tradição doceira de Pelotas, da formação cultural do município, com as novas gerações. A oportunidade oferecida pela feira, segundo os professores, provoca grandes transformações. “Mexe na autoestima dos alunos, muda a consciência, ensina a valorizar a cultura, porque só falar em sala de aula não é suficiente. Faz eles terem uma nova visão de mundo, da cidade, da história, dos valores”, explica a professora Larissa Siga.
Em frente a Cidade do Doce, a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio, se impressionava com a alegria dos estudantes. “Foi nosso primeiro ano com eles na Fenadoce, estávamos um pouco apreensivos, são 164 alunos, mas deu tudo certo. É muito seguro, foi uma experiência muito legal e que iremos repetir”, conta Suelen Dutra.
A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.
Fotos: Alair Junior