Um dos principais destaques da 30ª edição da Fenadoce é o espaço “Memorial Fenadoce”, onde os visitantes têm a oportunidade de fazerem uma viagem no tempo, passando por toda a história da feira. Já no corredor de entrada, todos são convidados a embarcar na viagem temporal através de um curta chamado “Uma Doce História” que é transmitido em dois telões de led colorido de 1280×640 píxels. O filme mostra os principais marcos na história da Fenadoce, registrados em fotos.

Um painel na parede lateral do espaço conta a história de todas as edições, com fotos das cortes e os temas abordados em cada uma das feiras ao longo dos anos. No salão do Memorial estão expostos 28 modelos diferentes de trajes usados pelas cortes até hoje. 

Os vestidos foram o que mais encantaram a aposentada de 72 anos Dalana Marques Moreira, que nunca faltou nem uma edição da Fenadoce. “Eu amo os detalhes das pedrarias, do brilho e dos tecidos finos usados na confecção dos trajes, o que representa fielmente o retrato da nobreza a qual eles representam na época retratada”, destaca. 

Ao fundo, há mais um telão exibindo um documentário que conta tudo sobre o surgimento e a criação da Fenadoce, através de entrevistas com pessoas que fizem a história do evento. A casa das Baronesas também fica no Memorial Fenadoce e pode ser visitada pelo público, assim como a linha do tempo que conta os detalhes da trajetória do evento.

A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.

Fotos: Rafael Takaki