Dois mestres cervejeiros ministraram oficinas de harmonização de cervejas, na tarde desta quinta-feira (25), no Festival de Gastronomia, que acontece diariamente no espaço Fecomércio/Sesc/Senac da 30ª Fenadoce. Foram apresentados diversos tipos de cervejas, com formas diferentes de preparo, ingredientes distintos, tipos de fermentação e até cervejas à base de frutas.
O proprietário da Cervejaria Castelinho, no antigo castelo da rua XV de Novembro, e mestre cervejeiro, Leonardo Espírito Santo, trouxe cinco cervejas diferentes para apresentar ao público – Weiss, Fruit Beer, Red Ale, Blond Ale e IPA. “São estilos bem diferentes para que as pessoas identifiquem as diferenças de sabores e aromas que não estamos tão acostumados”, explica.
O mestre cervejeiro e integrante da banda gaúcha Nenhum de Nós, Sadi Honrich, conduziu a oficina que trouxe diferentes harmonizações entre tipos de cervejas e alimentos que compõem as tábuas de frios, como tipos de queijos, salames e focaccia e até com doces de Pelotas. “Estamos na 30ª Fenadoce e a nossa feira é uma história de sabores de Pelotas. Juntamos as cervejas locais aqui da cidade e vamos explorar essa capacidade enorme que as cervejas tem de combinar com vários tipos de pratos. Ela complementa o sabor”, explica.
A oficina de Sadi foi também a oportunidade do pré-lançamento da Quinzena Gastronômica, que acontece em Pelotas entre os dias 5 e 19 de outubro. As oficinas do Festival de Gastronomia são gratuitas, acontecem no estande da Fecomércio/Sesc/Senac e são promovidas pelo curso de Gastronomia da Faculdade Senac Pelotas.
A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.
Fotos: Alair Junior e Rafael Takaki