A tarde de sábado, 26, foi movimentada no estante do Festival de Gastronomia da UFPel, na 31ª Fenadoce, que recebeu oficinas com salas cheias às 15h e 17h.

O primeiro prato inspirado na expressão francesa que significa pessoa apaixonada, “La Vie en Rose”, foi elaborado pela dupla de amigos Nandyala Souza e Airton Karsburg, para uma disciplina do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. A sobremesa que chama atenção pela coloração rosada e que utiliza em sua maioria ingredientes da mesma cor, é dividida em quatro etapas específicas, sendo a primeira um curd de uva reduzido com beterraba (que serve como corante natural), uma redução do morango feita especialmente com espumante RLAZZAROTTO, um paté brisée e tuile que traz crocância à receita. 

“Quando a gente foi convidado a fazer a harmonização da sobremesa com o espumante, pensamos em várias formas de introduzir ele na receita. Então, pensamos em trocar o licor e o suco de limão que era usado para a redução do morango, retiramos totalmente e colocamos o espumante no lugar, casou perfeitamente”, destaca o aluno da UFPel, Airton Karsburg.

Outra receita ministrada na tarde de oficinas, foi a Foccacia, apresentada pelas chefs Mariana Capazana e Ana Zago, que utiliza ingredientes simples na produção. De origem italiana, o pão que geralmente possui formato achatado, conta com massa macia e suave, e possui finalização com tomate cereja, alecrim, sal grosso e azeite.

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.

Foto: Davi Rodrigues