Já pensou em saborear um delicioso quindim de um jeito diferente, em forma líquida? Essa é a proposta inovadora do licor de quindim, desenvolvido por meio de uma parceria entre um expositor da Feira da Agricultura Familiar e uma doceira da Cidade do Doce.

A novidade tem sido destaque e está despertando a curiosidade de quem passa pelo Pavilhão da Agricultura Familiar na Fenadoce de 2025, surpreendendo o paladar e apresentando uma nova maneira de experimentar o tradicional doce de Pelotas. O idealizador da iguaria é Mateus Camargo, proprietário da destilaria Alto da Cruz, do 5º distrito da cidade de Canguçu, que, motivado pelo desejo de criar algo inédito especialmente para esta edição da Fenadoce, desenvolveu o licor de quindim.

“A ideia surgiu há cerca de um mês, durante um seminário de turismo do Sebrae em Pelotas. Comentei com um conhecido que queria fazer um licor de doce de leite, mas acabei lembrando dos doces finos de Pelotas. Passei na banca da Nina Doces, que estava em frente a minha, comprei um quindim e percebi que era ele que eu precisava transformar em licor. Pedi uma caixa com os doces e fui para casa testar as receitas até acertar. E aqui estamos.”

A aceitação do licor pelo público foi tanta, que em apenas cinco dias de Fenadoce, a metade do lote produzido já foi vendido, com cerca de 100 garrafas. “O pessoal já nos conhece, fazem três anos que estamos presentes na feira, neste primeiro momento estamos pulverizando as garrafas, deixando em estandes de parceiros para as pessoas conhecerem e virem até aqui, a estratégia tem dado certo.

Cada garrafa de 500ml equivale a cinco unidades de quindim. O produto está disponível por R$ 70,00 na banca da Alto da Cruz, na Feira da Agricultura Familiar e na Nina Doces, na Cidade do Doce.

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e conta com o patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. Apoio institucional Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas, realização Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.

Foto: Alair Junior