Durante a tarde desta sexta-feira (25), cerca de 10 integrantes da Orquestra Jovem do Sesc-RS estiveram no espaço do Sistema Fecomércio-RS Sesc/Senac promovendo uma atividade de musicalização, em uma demonstração de alguns instrumentos que compõem a orquestra, como violino, violoncelo e viola.  Os visitantes puderam experimentar os instrumentos e aprender sobre o som e a funcionalidade de cada um deles.

A orquestra do Sesc já existe há um ano e é formada atualmente por 40 músicos, com idades entre 15 e 20 anos. “Temos aula três vezes por semana e cada aluno recebe uma bolsa no valor de R$600,00, alimentação e transporte. É um trabalho de muita dedicação que se consagra ano a ano, principalmente na atuação do Festival Internacional Sesc de Música, que acontece sempre em janeiro”, explica o maestro Thiago Perdigão.

A estudante do 4º ano do ensino fundamental Helena Gonçalves Demari (9) pegou o violão de um dos alunos da escola e apresentou algumas músicas que aprendeu a tocar sozinha. “Eu canto desde os 3 anos e toco violão desde os 6. A música pra mim é diversão e uma forma de me expressar”, explica.

Simulador de Velhice

O curso de Técnico em Enfermagem, da Escola Senac Pelotas, ofereceu o serviço de aferição da pressão arterial e apresentou mais uma vez, na 31ª Fenadoce, o Simulador de Velhice. A vestimenta proporcionou que os visitantes sentissem literalmente na pele as limitações em movimentos e alterações nos sentidos que naturalmente acontecem com o envelhecimento do corpo.

O traje é composto por pesos e estruturas que limitam a movimentação das articulações, um óculos especial que reduz a visão, luvas que alteram a sensibilidade e mobilidade dos dedos e tampões nos ouvidos que diminuem a audição, alterações que são normais com a chegada da idade.

O simulador é usado pelos alunos nas aulas práticas, o que possibilita um olhar mais humanizado pelos futuros profissionais da saúde. A equipe estará em outros dias na 31ª Fenadoce, oferecendo os serviços de aferição de pressão arterial, informações sobre os cursos e apresentando alguns módulos práticos do tecnólogo em enfermagem. 

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.