Sucesso entre os visitantes, Pavilhão da Agricultura Familiar que recebe neste ano 80 agroindústrias de 38 munícipios do Rio Grande do Sul, tem se destacado como um dos principais atrativos da 31ª edição da Fenadoce. A diversidade dos produtos comercializados no local tem sido um dos principais atrativos para os visitantes, que circulam em busca de iguarias como queijos produzidos com leite de ovelha, licores artesanais de sabores variados, além de produtos mais tradicionais da agricultura familiar como salames, copas e vinhos.
Somente nas primeiras duas semanas, completando 13 dias de portões abertos, a Feira da Agricultura Familiar já soma mais de R$1 milhão em vendas, um crescimento de 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado, reforçando a consolidação do espaço como um dos mais importantes da feira. “A Fenadoce serve como um espaço de identidade dos agricultores familiares com a venda direta. É o momento onde o consumidor interage com os produtores e reconhece a importância da agricultura com o fornecimento de alimentos de qualidade”, aponta Renato Cougo, Extensionista Rural da Emater/RS.
Ernani Ucker, proprietário da agroindústria Sítio Flor de Lis é um dos estreantes do pavilhão e comemora o sucesso nas vendas de focaccias e grissinis: “A gente tá se surpreendendo pra melhor. Até aqui já vendemos mais de 200 focaccias e cerca de 1.000 pacotes de grissinis, claro, além da venda de bolos e de pães também. Minha esposa fez estoque de grissinis para a feira, nós até tínhamos bastante quantidade, só que o estoque se foi todo”. O produtor destaca ainda que procuram suprir às demandas a cada ida ao sítio, mas que a procura é alta. “A gente tem que conciliar distância, produção, venda e família, né? Mas por enquanto tá tudo dando certo”.
Quem também percebe a grande procura por produtos diferentes é o casal Camila Pizone e Felipe Munhoz, da queijaria La Beca, responsável pela comercialização de produtos laticínios feitos à base de leite de ovelha. Entre os produtos vendidos, a banca oferece três tipos de queijos, o maturado normal, o com adição de nozes e o queijo tipo Boursin, acompanhado de azeite e chimichurri. Além disso, a banca também trabalha com a venda de iogurtes saborizados com geléias e o tradicional doce de leite, que se destaca por conter um sabor mais suave, por conta do leite oriundo da raça de ovinos Lacaune, que se destaca entre uma das mais apropriadas para a leitaria ovina.
Tem também produtor que procura se reinventar no mercado, como o produtor de erva-mate, Fabrício Nunes, de Ilópolis/RS, que trouxe para a Fenadoce deste ano a venda de licores no sabor de erva-mate, uma iguaria que surgiu há cerca de um ano na agroindústria dele, a Erva-Mate Princesa do Vale.
A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.
Fotos: Rafael Takaki