O Festival de Gastronomia do último dia da 28ª Fenadoce trouxe pratos que encerraram com chave de ouro a participação dos alunos do curso de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas. Após 17 dias de feira, o festival continuou chamando a atenção dos visitantes e esgotando as 20 vagas disponíveis para as oficinas.
A primeira oficina foi do prato Ecláir de chocolate com laranja, ministrada pela palestrante Giulli Pacheco, que é graduanda em Gastronomia na Universidade Federal de Pelotas. Giuli está no terceiro semestre do curso e contou com colegas da disciplina de confeitaria, oferecida pela professora Ângela Galvan.
Segundo a professora, a receita foi trabalhada em aula e Giuli então a aperfeiçoou e quis trazer para a Fenadoce. Além disso, Giuli testou a receita e também o modelo de apresentar o prato que desenvolveu para a Fenadoce.
A segunda e última oficina foi de Cozinha Criativa, com as palestrantes Mabel Barum e Renata Ramirez. Elas mostraram formas de criar pratos a partir de ingredientes que até então não seriam utilizados e mostrando de forma interativa como é fácil ser criativo na cozinha.
A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.
Créditos de Imagem: Rafael Takaki