O Palco Central da Fenadoce, localizado na praça de alimentação do evento recebeu, nesta segunda-feira (05), uma série de apresentações que cobriram uma gama de gêneros musicais diversos. A abertura do palco foi realizada pelo grupo Afroblack Soul, composto pelos seguintes integrantes: Leu Kalunga, Bira Azevedo, Rogério Bigu, Gabriel Soares, Christopher Lemos e Orixum. Idealizado por Bira, o grupo conta com seis anos de atividade e reúne influências do jazz, do soul music e da afrobrasilidade através das letras autorais. Segundo a produtora executiva e vocalista do Afroblack Soul Leu Kalunga, o grupo se formou em volta das canções escritas por Bira. Nas palavras do compositor, “comecei a construir as músicas através das influências do blackmusic da década de 70, do underground e da percussão tribal. A forma como eu crio é antropofágica. Me alimento da cultura e dos signos e ressegnifico esses elementos”. Leu acrescenta: “nossas canções falam muito sobre a comunidade negra e sobre o cotidiano no qual estamos inseridos”.
As atrações musicais seguiram com a performance de Maria do Carmo Neves que trouxe um repertório que contemplou obras nacionais durante sua apresentação no Palco Central.
O encerramento foi conduzido pelo grupo Da Cor do Samba. Com uma apresentação marcada por clássicos do samba, os artistas animaram o final das atrações musicais no Palco Central da Praça com títulos como “Manda Áudio” e “Deixa Tudo Como Tá”.
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.