O público que participou das oficinas do Festival de Gastronomia neste sábado (27) conferiu o preparo de um pão de queijo recheado com calabresa e um doce de abóbora em calda e cristalizada. Os pratos foram preparados por profissionais e estudantes da gastronomia e após o preparo, degustados pelos participantes das oficinas que acontecem no espaço gastronômico da UFPel, na 30ª Fenadoce.
O tecnólogo em gastronomia pela UFPel e chefe do Bar Rosalina, Júnior Lagôa, trouxe as técnicas de preparo de um pão recheado com calabresa. Ele é mineiro e mora há 11 anos em Pelotas e por isso escolheu o pão de queijo para ensinar as técnicas gastronômicas do preparo. “O segredo é o queijo de Minas que é diferente daqui pelo gado e o leite serem diferentes. Outro detalhe importante é a técnica no processo de preparo dos ingredientes”, explica.
Já a oficina de Doce de Abóbora em Calda e Cristalizada foi ministrada pelos estudantes de gastronomia Felipe Madruga, Aidana Scarpo e Kevin Dieguez. Com a abóbora do tipo “pescoço”, os estudantes fizeram dois tipos de doce: a abóbora cristalizada e o doce de abóbora em pasta. “A ideia quando pensamos nesses doces era remeter ao alimento que é preparado pelas nossas avós, com amor e carinho de vó”, explica Aidana. Ao final das oficinas o público degustou as delícias.
A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.
Fotos: Alair Junior