Na cidade onde o doce é patrimônio, a qualidade também recebe destaque, é esse o compromisso que o projeto de extensão “Controle de Qualidade dos Doces da Fenadoce”, da Universidade Federal de Pelotas, possui ao longo dos 19 dias de feira.

O trabalho que começa antes mesmo dos portões do Centro de Eventos se abrirem, tem como principal objetivo garantir a qualidade dos doces comercializados na Cidade do Doce, além do controle de insumos e aspecto dos doces que chegarão ao consumidor final. “O nosso trabalho começa antes mesmo da feira iniciar, quando realizamos visitas às fábricas, e é neste período que a gente faz a análise microbiológica em todos os doces”, afirma Alice Pereira, doutoranda de Ciência e Tecnologia de Engenharia de Alimentos na UFPel.

Os responsáveis pela fiscalização são cerca de 20 alunos dos cursos superiores da UFPel de Química em Alimentos, Tecnologia de Alimentos e Nutrição, que em três turnos, dividem a tarefa de controle em rondas de 30 em 30 minutos, quando uma dupla de dois alunos percorre os corredores da Fenadoce em busca da manutenção de padrões, seja no peso final do produto, na aparência ou nas condições de armazenamento dos doces oferecidos ao público.

Além do controle de aspecto, outro fator que recebe atenção é o selo de indicação geográfica, responsável por carregar todas as informações sobre insumos utilizados em cada doce. “Todos os dias, fotografamos alguns doces e realizamos a pesquisa do número de série daquele doce no site da Associação dos Produtores dos Doces de Pelotas, para confirmar se aquele produto foi produzido pela banca em questão”, complementa a doutoranda, que ainda compartilhou que cada selo indica a data de fabricação da mercadoria.

“Uma vez por dia, nós coletamos três doces de bancas, sem aviso prévio. A gente retira o doce, mede, pesa e faz análise sensorial. E aí, ao final de cada semana, a gente faz um relatório”, complementa Alice.

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.

Fotos: Rafael Takaki