O tradicional espaço destinado às oficinas do Festival de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas recebeu um público diferente na tarde desta terça-feira, 22. Organizado pelo curso de Nutrição da instituição, o Projeto Sabor na Escola é destinado para merendeiras da rede pública de ensino infantil do município com o intuito de ensinar receitas mais saudáveis e adoçadas com alimentos naturais.
O primeiro encontro consistiu na apresentação e preparação de receitas que seguem as diretrizes da legislação vigente, que recomenda a não adição de açúcar para crianças de até três anos. Entre os pratos apresentados, se destacam o bolo de abóbora adoçado com uva passa e um biscoito de banana com aveia, duas opções que utilizam frutas como alternativa natural ao invés do açúcar.
Uma das etapas seguintes seguirá com a preparação das receitas de forma prática diretamente nas escolas, que serão degustadas pelas próprias crianças. A partir disso, será avaliada a aceitabilidade dos pequenos para considerar a inclusão definitiva ao cardápio escolar.
“Nós recebemos em média 15 merendeiras. Nesta quarta-feira, 23, teremos a oficina voltada para os professores e na próxima semana, no dia 29, teremos novamente uma oficina para merendeiras da rede municipal de Pelotas”, salienta Khadija Massaut, que integra o grupo de nutricionistas responsáveis pelas oficinas.
A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.
Foto: Alair Junior