Na tarde de sábado (26), o estande da Câmara Municipal de Pelotas recebeu a apresentação da orquestra do grupo “Orquestrando Sonhos Maturidade 60+” que encantou quem passava pelo corredor principal da 31ª Fenadoce. O projeto mostra que não há idade para sonhar e transformar vidas através da música, como forma de inclusão e bem estar. Em abril deste ano, o grupo se apresentou na abertura oficial do South Summit Brasil, em Porto Alegre/RS.

Na 31ª Fenadoce, a orquestra se apresentou com cerca de 25 integrantes, mas o grupo inteiro é formado por 50 músicos. A componente que é jovem a mais tempo tem 96 anos. O espetáculo intitulado “Canta Canta, Minha Gente!” traz uma mistura de ritmos do Brasil. Os arranjos são do maestro Negrinho Martins.

Projeto Orquestrando Sonhos

O projeto social Orquestrando Sonhos é um projeto sócio cultural de educação musical continuada, idealizado pelo músico João Marcos Nolte Martins (Negrinho Martins) e pela produtora cultural e ativista social Adriana Noronha. Nasceu em 2022, após a pandemia, com o intuito de mitigar as sequelas que esse hiato educacional e social gerou em nossas crianças, adolescentes, idosos e PCDs. A ideia é promover inclusão, pertencimento, identidade, lazer e socialização entre os alunos. 

Mulheres Empreendedoras

Além do grupo Orquestrando, o estande da Câmara recebeu lideranças e empreendedoras locais que participaram de uma roda de conversa sobre o tema “Empreendedorismo Feminino”.   A partir deste ano, o setor passa a contar com uma data específica no calendário de eventos do município, através da aprovação da Lei que cria a Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino, de autoria do vereador Antônio Peixoto. 

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas. 

Foto: David Rodrigues