A programação do Festival de Gastronomia da UFPel neste sábado, 02, contou com atividades do projeto “Tá na Mesa: Cozinha, Comida e Cultura”. Alunos do curso de Gastronomia da instituição e participantes da iniciativa, apresentaram dois pratos autorais desenvolvidos no programa, que tem como objetivo principal estimular a criatividade e a reflexão crítica sobre o ato de cozinhar.

“Esse é um projeto que nasce com uma matriz de ensino, mas que tem algumas abordagens de extensão. Ele nasce de um projeto de trabalhar a criatividade dos alunos de gastronomia com um foco aplicável, então, pensando numa ciência criativa que traga resultados práticos, para finalmente, então, chegar na apresentação dentro das oficinas aqui do Festival de Gastronomia no estande da Fenadoce”, destaca Nicole Weber Benemann, coordenadora do projeto.

O grupo de alunos composto por Hellen Rockemback, Otávio Conrad, Guilherme Maciel, Gustavo de Mello e Nicole Weber foram os responsáveis por todas as etapas da oficina, desde o preparo e o ponto correto de cozimento até a aplicação de técnicas e a condução das explicações sobre os pratos servidos.

A primeira iguaria apresentada, intitulada como “Brie & Café”, consistiu em um brownie de chocolate e café, complementado de um brigadeiro de queijo brie, e geléia de pimenta e bergamota.

Já o segundo prato apresentado foi a “Carolina Tropical”, uma releitura diferente da tradicional carolina francesa. A sobremesa composta por uma massa choux, foi coberta com um craquelin de pimenta rosa, que trouxe textura crocante e um toque picante suave ao preparo. No interior, os sabores tropicais ganharam destaque com uma ganache de manga e um tartar de manga com geleia de pimenta, combinação que foi essencial para equilibrar a doçura e acidez. A finalização contou com chantilly, açúcar aromatizado com manjericão e folhas frescas da erva. Durante a oficina, a aluna Hellen Rockemback guiou os visitantes pelo passo a passo da montagem, explicando cada preparação, como o ponto ideal da massa, a textura do craquelin e os cuidados no preparo dos recheios.

“Essa foi a minha primeira vez participando de uma oficina, desenvolvi esse prato em no projeto de ensino e hoje tive a honra de trazer uma criação minha adaptada para a Fenadoce”, comenta a discente Hellen Rockemback.

As atividades do Festival de Gastronomia da UFPel seguem no último dia de Fenadoce com a produção de um Biscoito de Churros com Pingo de Leite e um Affogato.

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.

Fotos: Rafael Takaki