O sábado (3) teve oficina de gastronomia disputada no estande da Universidade Federal de Pelotas. A primeira receita ensinada pelos alunos do curso de gastronomia da UFPel encheu de água na boca os visitantes. Os estudantes do 4º semestre prepararam a receita de um peixe ao molho de espinafre, com cenoura glaceada e farofa de milho.

“Essa receita foi feita durante uma disciplina de empratamento do curso de gastronomia. É fácil de fazer, muito saborosa e mistura vários ingredientes que todo mundo tem em casa”, conta João Victor, um dos responsáveis pela oficina.

Depois do prato pronto, foi a hora de provar, e o público aprovou a receita. “Maravilhoso, delicioso, primeira vez que vim e fui recebida assim, pode ter mais oficinas dessa que eu gostei muito”, contou a aposentada Mara Rosane Ribeiro.

Na segunda oficina do dia, o público aprendeu uma releitura do tradicional pastel de santa clara. A receita foi apresentada pela aluna Aidana Scarparo e pela ex-aluna do curso de gastronomia da UFPel, Tatiane Fuji.

“A apresentação que é o diferencial, a gente tem uma massa folhada, creme de ovos e por cima um sorvete de canela, é uma roupagem nova mas com os mesmos elementos e sabores do doce tradicional”, revelou Tatiane.

“É muito legal essa parceria que a UFPel faz com a Fenadoce, traz pra dentro desse evento consolidado a vivência da academia e permite que as pessoas conheçam o que tá sendo produzido pela nossa universidade, é muito legal isso”, explicou a professora Jaciara Jorge, uma das participantes da oficina.

A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.

Fotos: Rafael Takaki e Alair Junior