A tarde desta terça-feira (14) foi de movimento intenso no Salão de Desenvolvimento, Turismo e Inovação do Sebrae e Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação. Os painéis “Marco Regulatório em Ecossistemas de Inovação” e “Meio Ambiente Empreendedor e os Mecanismos Legais para a Tecnologia” reuniram Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários e representantes do setor público e privado para falar sobre inovação, tecnologia e ciência, e como a união da quádrupla hélice dos ecossistemas de inovação pode contribuir para o desenvolvimento regional e dos municípios da Zona Sul.
O primeiro painel foi composto pela participação de Artur Gibbon, Coordenador do INOVA-RS Região Sul e Diretor do Parque Oceantec, da Furg, Fabrício Cagol, Presidente da Associação Comercial de Pelotas (ACP) e Ciro Vives, Gerente Regional Sebrae Sul. Seguidos pelos painelistas Vinicius Campos, Superintendente de Inovação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Simone Stülp, Secretária Adjunta da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, e Everaldo Daronco, Diretor de Ambientes de Inovação.
De acordo com Artur Gibbon, o sucesso de painéis e reuniões como a que foi promovida no espaço da ArenaX é o que colabora para que a distância física entre as mais de 24 cidades da região sul seja vencida. “O INOVA-RS tem por objetivo fazer esse movimento de desenvolvimento municipal, unindo as prefeituras para trabalhar em ações e transformar as cidades que fazem parte da região. É fundamental a participação de todos que estão aqui representando o setor público e privado, principalmente pela importância do trabalho conjunto entre a tríplice hélice da inovação”, declarou.
O Superintendente de Inovação da UFPel, Vinicius Campos, também colaborou com a afirmação de Gibbon, principalmente por abordar o espaço aberto do Sebrae para expressar ideias inovadoras e mecanismos para colaboração entre os setores. “Precisamos falar cada vez mais e ressaltar a importância do desenvolvimento tecnológico, divulgar o que acreditamos. Temos um grande desafio para os próximos tempos, que é saber conversar sobre a inovação e dialogar com a iniciativa privada e pública”, explicou ele.
Lei Gaúcha de Inovação
Para abordar as questões referentes à implementação da Lei Gaúcha de Inovação, aprovada em maio de 2021, foram convidados os painelistas Luiz Fernando Krieger, Coordenador Setorial da Procuradoria Geral do Estado, César Panisson, Coordenador do parque tecnológico da Universidade de Caxias do Sul (TecnoUCS) e Luiz Eduardo Abarno, Professor da UCS.
Panisson destacou a importância da presença de incubadoras, laboratórios e Hubs de Inovação para o desenvolvimento do conhecimento base para a inovação tecnológica: “Assim, os parques tecnológicos passam a serem vistos como ecossistemas que relacionam os atores da quádrupla hélice da inovação, que olha para o distrito criativo, propício para inovação, e para a cidade, como um centro de inovação a céu aberto”, afirmou o coordenador do TecnoUCS.
Meio Ambiente Empreendedor
Já o segundo painel do dia reuniu o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego de Caxias do Sul, Elvio Gianni e o Professor Pablo Perez para discorrer sobre a temática “Meio Ambiente Empreendedor e os Mecanismos Legais para a Tecnologia”.
Entre as autoridades presentes, estiveram o Prefeito do Rio Grande, Fábio Branco, o Secretário Adjunto de Desenvolvimento, Inovação e Turismo do Rio Grande, Fabrício Araújo, a Prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbirog, o Vice-Prefeito de Camaquã, Abner Dilmann, o Secretário Executivo da Azonasul, Henrique Feijó, o Secretário da SDETI de Pelotas, Gilmar Bazanella, a Vice-Prefeita de Caxias do Sul, Paula Iori, e o ex-presidente da ACP Pelotas, Mauro Bom.
A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.