Assim como a tradição doceira de Pelotas, a presença dos expositores da agricultura familiar já é uma marca registrada da Fenadoce. Este ano, o espaço conta com 73 produtores de 39 municípios do Rio Grande do Sul.

Os produtos coloniais têm sido muito procurados, o que tem surpreendido os expositores. Os itens à venda são os mais variados como queijos, vinhos, doces em conserva, compotas, sucos naturais, rapaduras, além de artesanato e plantas ornamentais.

Rose Quintana, moradora do Morro Redondo, se apaixonou pelas plantas há 12 anos e transformou o amor em negócio. Pela terceira vez na Fenadoce, ela trouxe suculentas, cactus e folhagens para vender.

“As vendas estão muito boas, sempre é muito bom a Fenadoce, e ficamos surpreendidos com o movimento de visitantes nestes primeiros dias do evento”, comemora a expositora.

Wanderlei Rizon, produtor de Dona Francisca, no centro do estado, enxergou na fabricação de produtos sem glúten e sem lactose uma oportunidade. Nesta segunda participação na Fenadoce, ele trouxe waffles sem glúten, chips de banana, chips de banana com páprica e chips de batata doce, tudo feito na propriedade com ajuda da família.

“A expectativa é vender o dobro do que vendi no ano passado. A gente conversa entre os expositores e todo mundo diz que essa edição tem tido mais pessoas desde o primeiro dia, estou muito satisfeito”, revela o agricultor familiar.

A Feira da Agricultura Familiar é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o apoio da Emater/RS, Fetag/RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais do RS. Todas as agroindústrias presentes na Fenadoce fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF). O programa, criado através do Decreto 49.431/12, tem, entre as suas diretrizes, o estímulo à realização de feiras municipais, regionais e estaduais.

A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.

Fotos: Rafael Takaki