Uma turma de 40 alunos, com idades entre 50 e 83 anos, participou de uma aula aberta sobre fotografia, na tarde desta terça-feira (29), no espaço Fecomércio-RS Sesc/Senac. A aula integra as atividades do programa Universidade 50+ do Sesc, através dos cursos livres gratuitos de fotografia e história de Pelotas.

A fotógrafa e professora do curso livre de fotografia do Sesc, Andressa Barros, lançou desafios aos alunos com a temática Fenadoce, dentro da fotografia afetiva, que retrata o objeto com emoção. “Pedi que eles fotografassem uma série de coisas, dentro do contexto de ‘fotografias fora do óbvio’. Um dos desafios, por exemplo, era registrar algo da feira, algum detalhe peculiar, que ninguém viu”, explicou.

A aposentada de 58 anos e aluna do curso de fotografia Célia Constenla achou o desafio difícil, mas conta que exercitou o olhar sensível que a fotografia exige. “Além do aprendizado das aulas, temos um grupo de convivência, fazemos passeios, cursos, palestras e atividades que promovem a inclusão digital, tão necessária na nossa idade 50”, destacou.

O curso da Universidade 50+ do Sesc Pelotas é gratuito e tem duração de um ano, dividido em quatro módulos práticos e teóricos. “Nosso curso era pra ter durado um ano, mas como o engajamento e a participação da turma é intensa, resolvemos estender por mais um tempo”, descontraiu a coordenadora do projeto, Adriana Velasquez.  

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas. 

Foto: Alair Junior