Entre os compromissos do dia, passeios pela feira, doces e shows culturais, o auditório do Centro de Eventos da Fenadoce recebeu na tarde desta quarta-feira, 30, duas atividades organizadas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que reuniram professores e autoridades da política local.

O primeiro ato do dia consistiu em uma reunião composta pelos pró-reitores das instituições da região sul, coordenada pela UFPel, que teve entre seus representantes Ursula Rosa da Silva (Reitora) e Fábio Garcia Lima (Pró-Reitor de Extensão e Cultura), demais instituições como, IFSul e Furg também estiveram presentes.

Às 17h, foi realizada uma plenária livre para discussão de políticas de desenvolvimento sustentável na região, visando o período de reconstrução do Rio Grande do Sul após os desastres climáticos que atingiram o estado no ano de 2024.

“Nós como instituição acadêmica nos colocamos à disposição trabalhando neste diálogo, colaborando com termos de conhecimento, vivencia e de propostas. Hoje podemos colocar essas questões em diálogo, um momento de escuta e de levantamento de questões, onde poderemos aprofundar e efetivar medidas públicas que possam ajudar a proteger a nossa população e melhorar o nosso planeta”, apontou a reitora da UFPel, Ursula da Silva, durante o seu discurso de abertura no encontro.

A ação ainda contou com a presença do prefeito Fernando Marroni, da vice-prefeita Daniela Brizolara e a representante da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Fernanda Costa. Além do mais, representantes da comunidade pelotense, coletivos sociais e agentes da Defesa Civil da cidade estiveram presentes.

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.

Fotos: Rafael Takaki