Após 17 dias, neste domingo (19) acaba o ciclo da 28ª Fenadoce, que mais uma vez atraiu turistas de todo o país para a região da Costa Doce Gaúcha e promoveu uma série de apresentações artístico-culturais. A expectativa para o último dia é alta e milhares de visitantes são esperados no Centro de Eventos Fenadoce. Ao longo do dia, a programação deve finalizar com mais compras, música e homenagens pelo encerramento da feira com o sucesso da retomada após dois anos.
 
Durante todo sábado (18) o movimento intenso já confirmou que a edição encerrará com números acima da expectativa. Excursões chegaram desde a primeira hora do dia, especialmente do Uruguai, que tem sido uma das regiões com mais turistas neste ano. O fluxo de veículos também tem sido registrado acima dos anos anteriores, inclusive com placas de várias cidades do Estado.
 
O penúltimo dia de atividades também contou com painéis sobre temas como o turismo, empregabilidade e uma palestra com o ex-jogador Tinga, falando sobre suas práticas de gestão e eficácia de resultados. Os visitantes ainda aproveitaram as oficinas gratuitas do Festival de Gastronomia com aulas promovidas pelo curso de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas.
 
Para os expositores da Cidade do Doce, o sucesso da feira já é uma realidade. A doceira Onélia Mendes Leite, que há 28 anos participa da Fenadoce, acredita que a pandemia trouxe ainda mais valor ao evento. “Essa feira tem tudo de diferente, acho que a pandemia é que fez mudar tanto. A feira abre e já tem visitantes, todo mundo comprando, e vai até a hora de fechar desse jeito”, comemora ela.
 
Programação de domingo (19)
O último dia de programação da 28ª Fenadoce será dedicado ao Painel Profissões do Futuro – O Futuro é Hoje, a partir das 17h, no  Salão de Desenvolvimento, Turismo e Inovação. No Festival de Gastronomia será o momento de aprender a receita do Eclair de chocolate com laranja, às 15h, e saber mais sobre Cozinha Criativa, às 17h.
 
A feira também irá fazer uma homenagem póstuma a Ricardo Bachini Jouglard, cujo nome será dado ao auditório do Centro de Eventos Fenadoce. Jouglard é ex-presidente da CDL Pelotas, atuante nas gestões de 1994 e 2008-2009, e foi também presidente de várias edições da Fenadoce, em 1995, 1996, 2008 e 2009. A homenagem será às 11h, no Auditório 1.
 
A Fenadoce Cultural começará cedo com as performances Doces (Re)encontros, na Cidade do Doce, às 11h30 e 15h, além da cantora Thais Pizarro, às 13h30, e Jonathan Aquino, às 16h. Já o Palco Principal, na Praça de Alimentação, receberá a Companhia de Dança e Teatro Corpo e Alma Yinstudio, às 12h30, Arteria Espaço Arte, às 14h, e Adágio Centro de Dança, às 15h30.
 
Na Estância Princesa do Sul a feira encerrará com homenagens para a cultura gaúcha com os clássicos Nativistas Yvyrupá, às 14h30, o CTG Negrinho do Pastoreio, às 16h, CTG Tropeiros do Sul, às 17h30, CTG Raízes do Sul, às 19h, e o Pampeanos, às 20h30. E quem se apresentará no Palco Central da Praça de Alimentação serão Marcela Mescalina, às 17h30, Banda Mídia, às 19h, e Elas no Samba, às 20h30.
 
A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.