O tradicionalismo mais uma vez foi um dos temas principais da Fenadoce Cultural. A Estância Princesa do Sul movimentou mais de 25 grupos de artistas e CTGs durante os dias em que aconteceu a feira, e neste sábado (18) não foi diferente.

Os shows que começaram na parte da tarde trouxeram mais uma vez o amor pela cultura das tradições gaúchas. O Instrumental de Stefan e Parla abriu o palco às 14:30h, que em seguida trouxe o CTG Cancela Grande como todo o talento dos peões e prendas com o balaio, mistura de sapateado e dança ao mesmo tempo. A programação continuou com o Grupo Pegada Gaudéria, que trouxe muita música e colocou os visitantes para dançar, e os Dragões do Rio Grande, às 19. Finalizando a noite de dança e músicas, o CTG Os Farrapos retornou aos palcos da Fenadoce após tanto tempo. 

O Grupo de Dança Dragões do Rio Grande integra o CTG Thomaz Luiz Osório e existe há 54 anos. Lucas Alves, Coordenador Posteiro do grupo adulto de danças do CTG, conta que são sempre convidados a participar de apresentações na Fenadoce, e que a partir do momento em que se criou a Estância Princesa do Sul, buscam aceitar o convite e comparecer para mostrar a arte das danças tradicionais Gaúchas.

Lucas falou que a Fenadoce trazer o espaço da Estância Princesa do Sul, que é um destinado especificamente à tradição gaúcha, é muito importante para dar visibilidade e atrair o interesse de públicos que até então desconhecem dessa arte. 

“A Fenadoce disponibilizar esse espaço para tradição gaúcha é realmente muito importante. Existe ainda muita gente que ouviu falar, mas não faz nem ideia como é que funciona, então acaba sendo até um abre portas, como por exemplo uma mãe que está com o filho, ele vê a apresentação e se apaixona por aquilo, como aconteceu comigo há 25 anos atrás. Eu olhei, gostei e me interessei. Acaba sendo o espaço até para poder levar para o restante da população o tradicionalismo”,  destacou Lucas. 

A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.