Nesta terça-feira (06), a Arena de Inovação do Sebrae X sediou o painel “Encontro das Governanças de Inovação do Rio Grande do Sul”, mediada por Artur Gibbon, professor e diretor do Oceantec da FURG. Subiram ao palco Everaldo Daronco, diretor do Departamento de Ambientes de Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Gilmar Bazanella, Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Paola Liziane Braga, Secretária Adjunta de Município da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Rio Grande, e Clayton Deworzecki, Secretário de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Camaquã, para conversar sobre o papel da governança na construção de um ecossistema de inovação e dos projetos ligados ao tema que cada município está realizando.
Segundo Paola Liziane Braga, os principais grupos impactados pelos projetos de inovação são as mulheres, no caso do município de Rio Grande isso ocorre através da iniciativa Rede Mulheres Empreendedoras, e os jovens: “Já que não se faz inovação sem as crianças, elas são o amanhã”, explicou a Secretária Adjunta.
“A inovação é um processo contínuo e tem proporcionado resultados positivos para todas as áreas. O setor público tem que estar sempre atento para melhorar seus processos de governança interna, pois assim ajuda o município a aprimorar seus mecanismos de atendimento para seus cidadãos e consegue dar respostas mais rápidas”, destacou Gilmar Bazanella, Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas.
Clayton Deworzecki, Secretário de Camaquã, revelou que o maior desafio quando o se trata de governança é a gestão de pessoas que o processo demanda.“O engajamento também é uma questão, às vezes é fácil no início começar forte e depois as coisas começam a esmaecer”, contou o secretário de Camaquã.
O Secretário Everaldo Daronco ressaltou que eventos do porte da Fenadoce 2023 são de grande importância para a democratização do assunto inovação, que muitas vezes fica restrito a algumas entidades e grupos. A feira, por trazer pessoas de todos os segmentos da sociedade, proporciona o contato entre a população e o estado. Por conta disso, os cidadãos podem estar cientes das ações que seus municípios estão realizando e quais programas têm a sua disposição.
Logo após o encerramento do primeiro painel, Maximilianus Pinent, turismólogo, subiu ao palco para realizar a palestra “Fortalecendo a Governança no Turismo: Conquistando Competitividade para o Desenvolvimento Municipal”. O tema do painel foi sobre como a governança pode auxiliar no desenvolvimento do setor de turismo em todo o estado.
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.