Ao caminhar pelos corredores da Fenadoce é possível identificar alguns personagens que representam um retrato da tradição e história de Pelotas. São oito artistas vestidos com trajes de época que andam diariamente pelos diversos espaços culturais da feira, representando as etnias que formam a tradição doceira e que viviam na região de Pelotas em meados de 1840. 

Os artistas atraem os olhares e a atenção do público que pode, não só observar as vestimentas e caracterizações, como também conversar e interagir com os personagens. “As pessoas gostam de conversar conosco e de tirar fotos, pois estamos tendo a honra de representar pessoas que viveram por aqui há séculos atrás e que trouxeram, entre outras riquezas, a cultura do doce que anualmente é celebrada na nossa Fenadoce”, comenta Rodrigo Aliandro, ator que representa o personagem Joaquim, um nobre português que participa da feira há 15 edições.

A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.

Foto: Rafael Takaki