Os cafés de qualidade diferenciada, produtos à base de café e doces inspirados na culinária latina foram os destaques do Festival de Gastronomia desta quarta (07) no estande Fecomércio/Sesc/Senac da 29ª Fenadoce. A primeira aula-show teve início às 16h com a participação da equipe do Armazém Café, pequena indústria de Pelotas. Já no horário das 19h, foi a vez da Chef Silvia Fonseca, representante do Madre Mía e Nave, além do Meio Café, apresentar uma receita do clássico doce De Las Guapas, carro chefe dos restaurantes. 

Considerada a única indústria de café de Pelotas, o Café Armazém também está inovando na parte de cursos para os entusiastas da bebida. Junto ao Senac Pelotas, Clóvis Hoffmann, Diretor da empresa, explicou que um novo curso está sendo elaborado para se tornar uma referência a nível nacional. “Estamos aqui hoje para demonstrar formas de preparo e o que a empresa tem produzido. A nossa participação na Fenadoce tem sido fundamental, principalmente por demonstrar que uma empresa pequena como a nossa pode estar inserida em grandes projetos, em um setor que se confunde com a história do Brasil”, explicou o Diretor. 

Os sabores adocicados da gastronomia latina foram protagonistas da aula-show da Chef Silvia, que apresentou uma das sobremesas mais tradicionais do restaurante Madre Mía: um bolinho estilo alfajor recheado com doce de leite com cobertura de ganache feito com chocolate ao leite, o De Las Guapas. “Acho esse espaço super importante, não só por estar conectado com a tradição doceira da cidade, mas também para divulgar bem esse curso fantástico. Eu, como ex-aluna, acho muito legal que os alunos tenham esse contato com os chefs e em uma cozinha fora da sala de aula”, concluiu a Chef. 

A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.