Neste sábado (10), no espaço Fecomércio – RS/Senac/Sesc, a 29° Fenadoce recebeu a visita do chef senegales Mamadou Sène. Docente, historiador, gastrônomo e com mais de 40 anos da sua vida destinados à gastronomia, Mamadou teve destaque no estande do Senac durante à tarde e até o período da noite ministrando três aulas-show.
A programação do espaço teve início às 15h, com a apresentação do prato Spanakopita de Charque Desfiado. Durante a oficina, Mamadou Sène explicou a escolha da receita para a apresentação. De acordo com o chef, a ideia para a primeira aula-show contou com referências à cidade de Pelotas e região. O prato de origem grega leva em sua receita o uso da massa filo, usada para a produção de um dos doces mais tradicionais de Pelotas, o pastel de Santa Clara. O recheio, conforme explicado pelo chef, foi feito com charque, alimento comum da região sul.
Às 17h, Sène deu continuidade às oficinas de gastronomia com a preparação do prato Médaillon ao Molho de Shitake, Mel e Gengibre. Enquanto demonstrava os processos que envolvem a receita, o chef destacou cuidados com o preparo da carne, deu dicas relacionadas aos temperos e interagiu com o público ao responder questionamentos sobre a aula-show.
A receita de Nougat Glacé au Miel com Caramel au Beurre Salé e Butiá foi destaque no encerramento das aulas-show mediadas pelo chef Mamadou Sène. O processo que envolve o preparo da sobremesa foi minuciosamente explicado por Sène que, após o final da oficina, ficou à disposição para os questionamentos do público.
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.