O Festival de Gastronomia inovou nas atrações desta terça-feira (23), com a apresentação artística de dança e performance, na representação de quadro orixás – Oxalá, Bará, Otim e Ossanha, por artistas da Companhia de Dança Daniel Amaro. Na sequência, a oficina gastronômica trouxe uma sobremesa preparada pelo Chef e professor do curso de Gastronomia da Escola Senac Pelotas, André Eduardo Fonseca, que veio ao encontro da temática do evento, homenageando a leveza e a paz do orixá Oxalá.
Eduardo preparou uma sobremesa com merengue, cream cheese, limão e cascas de limão desidratada. “Usamos a gastronomia, as técnicas que a gente tem nos preparos que existem por aí e tentamos trazer isso para a cultura dos orixás, através de pesquisa, busca de referência e significado. Essa sobremesa traz a leveza, a paz do branco do merengue, mas ao mesmo tempo a acidez do limão, pois a gente sabe que a vida precisa de um equilibrio”, explica. As oficinas do Festival de Gastronomia acontecem no estande da Fecomércio/Sesc/Senac e são promovidas pelo curso de Gastronomia da Faculdade Senac Pelotas.
A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.
Fotos: Rafael Takaki