O final de semana foi rico em tradição, cultura e história para os influenciadores vindos de Porto Alegre, que foram convidados a partir da união de esforços da Prefeitura Municipal de Pelotas, Pelotas Turismo, Fenadoce, Sesc Pelotas e Aliança Pelotas. Vinicius Mitto, do Blog Bah Guri, Diego Silva, do Blog Super Transado, Andressa Grifante, do site Passageira.com e Gustavo Keunecke, do site Lado Gordo, realizaram um circuito histórico de passeios pelo Centro Histórico e na Charqueada São João, além de aproveitarem as delícias dos parceiros Confraria do Espetinho, Café Colonial Monalu e Fábrica Roca.
Para aproveitar a programação do espaço SebraeX no Salão de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, os influencers chegaram a Fenadoce e prestigiaram os shows da Cidade do Doce, Praça de Alimentação, e vivenciaram um momento de demonstração de amor com o pedido de casamento que ocorreu na Feira neste Dia dos Namorados. Além disso, participaram do painel da Relações Públicas e CEO da Reverso Comunicação Integrada, Tatiane Mizetti, com a temática “Comunicando tradições e emoções: a importância da comunicação na 28ª Fenadoce”.
Experiências e novos pontos de vista
Altas expectativas e surpresas fizeram parte da visita dos influenciadores. Para Vinicius Mitto, a viagem para Pelotas proporcionou uma conexão especial com a cultura doceira, história e com a comunidade. “O mais interessante é fazer essa relação, conhecer espaços culturais, prédios tombados, e conseguir vincular tudo isso à Fenadoce. Eu ainda não conhecia a feira, mas sempre dei espaço no meu blog para a divulgação das ações, então tinha vontade de conhecer. Foi um momento único para entender mais sobre toda essa bagagem e realizar uma imersão na cultura do doce e na história de Pelotas”, afirmou ele.
Diego Silva destacou a importância da iniciativa dos parceiros para divulgar ainda mais essa cultura de Pelotas e a Fenadoce para pessoas de fora da cidade. “Foi uma experiência única, pois nós que viemos de Porto Alegre muitas vezes não conhecemos muita coisa daqui. Foi possível conhecer parte dessa cultura, visitar lugares nos quais novelas e filmes foram gravados e conhecer essa feira que é dez vezes maior do que eu imaginava que fosse. Além de que é muito bom prestigiar esse lugar que passa a impressão de que o público realmente abençoa as atividades do evento, compra a ideia, e nunca deixa de fazer algo significativo acontecer”, pontuou o desenvolvedor de conteúdo do Super Transado.
A satisfação em visitar Pelotas e perceber a cidade como um destino turístico rico em atrações e em história foi destacada por Andressa Grifante, que explicou que já havia estado no município em outras ocasiões, mas que o passeio a fez ter uma nova percepção sobre o potencial turístico daqui. “Fiquei surpreendida em ver os esforços da iniciativa pública e privada para tornar Pelotas um destino atrativo, além do tamanho da Feira Nacional do Doce e o movimento que ela gera para o município como um todo. É muito reconfortante ver tudo isso acontecendo, pessoas de todo o Estado e até mesmo da fronteira circulando por Pelotas e conhecendo mais desse potencial histórico e cultural”, disse ela.
De acordo com Gustavo Keunecke, a expectativa é de ter conseguido passar um pouco da cultura para o seu público, que conta com milhares de seguidores nas redes sociais. “Essa visita foi muito bacana, fomos muito bem recebidos. Achei a cidade maravilhosa, e foi ótimo conhecer mais sobre a cultura e gastronomia daqui. Eu nunca tinha vindo, e espero voltar outras vezes”, concluiu.
A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.
Créditos da Imagem em destaque: Alair Junior.