O colombiano aposentado de 66 anos John Rojas está vivendo a maior aventura de sua vida. Com seus dois cães a bordo de um Tuk Tuk, ele é o condutor do primeiro veículo motocarro que está percorrendo a volta ao mundo. Em passagem por Pelotas, John parou no Centro de Eventos para visitar a 31ª Fenadoce e conhecer a tradição doceira de Pelotas.
John saiu de Medelín, na Colômbia, há dois anos. Já passou por oito países, como Bolívia, Chile e Peru e já percorreu cerca de 50 mil quilômetros com o Tuk Tuk Bajaj. O veículo tem 236 cilindradas e atinge uma velocidade máxima de 60km/h.
“Achei o nome da cidade muito curioso (Pelotas significa “bolas” em espanhol) e resolvi parar para visitar. Esta feira é muito bonita e os doces então, dão água na boca, achei todos os que provei deliciosos”, comentou.
O viajante não tem um roteiro de viagem definido, o que segundo ele dá a oportunidade de conhecer cidades e lugares surpreendentes. John está hospedado na casa de Eduardo Cavalheiro (Dudu), delegado da Embaixada Motera do Brasil e presidente do Motogrupo “Tchê”. Foi ele quem o acompanhou na Fenadoce. Depois da estada em Pelotas, John segue viagem até Florianópolis e pretende chegar ao Amazonas percorrendo o litoral do Brasil.
A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.
Fotos: Rafael Takaki