O encerramento das atividades do Festival de Gastronomia do espaço Fecomércio/Sesc/Senac na 29ª Fenadoce neste domingo (18) contou com uma participação especial: o Chef Matheus Troglio, professor da Escola Senac Caxias do Sul há 12 anos, apresentou receitas da gastronomia afetiva italiana ao público. Entre os pratos, estiveram o tortei com molho de nata e hortelã, na aula-show das 15h, a polenta com chá de sálvia e cogumelos, na aula-show das 17h, e o Brutti ma Buoni, no horário das 19h.
O Chef de cozinha e historiador é apaixonado pela história da gastronomia e desenvolve pesquisas não apenas sobre a cozinha italiana, mas também a respeito da cultura afro. “Aqui eu trouxe um pouco da gastronomia da serra, de imigração. Eu vi que o tema da feira era o ‘Doce sabor da infância’ e quis trazer essa ideia da família das nonnas, que ainda é bastante arraigada lá na serra”, explicou ele.
Essa foi a segunda participação do Chef no Festival de Gastronomia, já que em 2019 também havia colaborado nas oficinas. Ele ainda destacou que a troca de ideias com os colegas e o público de Pelotas é rica, assim como a oportunidade de provar os doces pelotenses.
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.