Durante a quarta-feira (30), o espaço de cozinha do Senac recebeu três aulas show que ensinaram os participantes o preparo de um croissant, de uma massa penne ao molho de iscas de carne com queijo e uma quiche de carne de panela. As aulas acontecem diariamente no estande do Sistema Fecomércio-RS, na 31ª Fenadoce. São gratuitas e com degustação para os participantes.

Na primeira oficina gastronômica do dia, o chef e egresso do curso de gastronomia do Senac, Hendrik Guimarães, preparou um Croissant Clássico, na aula “Café com Letras”. O tempo de preparo do prato de origem austríaca é de cerca de cinco horas, já que a massa deve descansar 30 minutos a cada dobra, segundo Hendrik. “A qualidade da manteiga e o tempo de descanso da massa são os segredos para que a receita dê certo”, explica.  

O casal de empresários Pâmela e Augusto Saalfeld prepararam uma receita chamada “La Penne”, uma massa do tipo penne com molho de iscas de carne com queijo. O prato foi um dos destaques do menu do restaurante Comida Urbana. “O tempero a gente tem que utilizar o mais natural possível e, quem quiser trocar o creme de leite por algo mais leve, como um molho branco tradicional, mais o requeijão, a substituição dos ingredientes é permitida”, explica Pâmela.

O chef e professor do curso de gastronomia do Senac Rio Grande/RS, José Luiz da Silva, apresentou a aula show sobre o preparo de uma quiche de carne de panela. O chef usou o corte da carne “patinho”, do frigorífico pelotense Roloff, já que a oficina foi uma parceria com o “Salão da Carne”, estande do Sebrae-RS.

As aulas show são abertas ao público, gratuitas e promovidas diariamente no espaço cozinha do estande do Sistema Fecomércio-RS, na programação do Festival de Gastronomia.

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas. 

Foto: Rafael Takaki