A programação da Estância Princesa do Sul deste domingo (04) na 29ª Fenadoce foi movimentada com sete atrações musicais e de dança. Entre os destaques da tarde, estiveram a invernada do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Caminhos da Tradição, às 14h30, a cantora Bibiana Mattos, que se apresentou às 15h30, o cantor Leonardo Pinho, às 16h30, e a Centenária União Gaúcha João Simões Lopes Neto, no horário das 17h30. Já no turno da noite, o cantor Rui Carlos Ávila subiu ao tablado às 18h30, seguido por Alex Moreira, às 19h30, e do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Carreteiros do Sul, às 20h45, encerrando o dia de shows.
Durante a apresentação do DTG Caminhos da Tradição, o público prestigiou o grupo da invernada adulta e quatro declamações. Segundo a Coordenadora do Grupo, Berenice Souza da Costa, a ideia foi levar uma experiência diferenciada para a estância, com danças de salão, tradicionais e coreografias especiais. “A nossa cultura é muito importante, muito bonita. As pessoas que vem a Fenadoce tem que vir aqui na estância, porque aqui temos um pouco mais das tradições do nosso Estado, que não são apenas o chimarrão, o churrasco, mas também as danças, as declamações, a família, que é o mais importante”, disse ela.
A jovem cantora Bibiana Mattos, de 16 anos, foi destaque na tarde de apresentações da Estância. “Já é a quinta vez me apresentando aqui no espaço da Fenadoce. Acredito que essa iniciativa é muito importante por valorizar os artistas locais, e acho isso super legal”, destacou. Com um repertório de canções de baile, Bibiana cantou músicas de artistas como Shana Müller, Quarteto, Grupo Querência, e outros.
As músicas tradicionalistas também fizeram parte do repertório do cantor Leonardo Pinho, que se apresentou com canções em formato de milonga. Já a União Gaúcha João Simões Lopes Neto encantou o público com os grupos da invernada mirim, de 07 a 12 anos, juvenil, de 13 a 17 anos, e a invernada Xirú, da idade madura, no tablado da Estância Princesa do Sul.
“Enquanto entidade centenária, nós da União Gaúcha acreditamos que é muito importante estarmos presentes na Fenadoce. Muitas vezes, a cultura fica restrita aos nossos galpões, e ao estarmos aqui, aproximamos ainda mais a tradição do público, fazendo com que as atividades não fiquem concentradas apenas na Semana Farroupilha, mas também no ano todo”, explicou a Diretora de Cultura e Coordenadora da invernada juvenil da União Gaúcha, Lília Sichmann Heiffig del Aguila.
A programação ainda seguiu no turno da noite com canções interpretadas por Rui Carlos Ávila, que já é reconhecido por integrar os circuitos tradicionalistas da região. Além disso, Alex Moreira também subiu ao palco da Estância Princesa do Sul com canções autorais do seu mais novo trabalho, o CD “Interpretativo”, e sucessos do ritmo chamamé.
O (CTG) Carreteiros do Sul levou suas invernadas ao tablado da estância no último horário de atrações, encerrando a programação. Estiveram presentes os grupos mirim, juvenil, adulto e Xirú, que encantaram o público com coreografias típicas da tradição gaúcha.