O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) também esteve presente na 28ª Fenadoce com ações que visam compartilhar conhecimentos e informações sobre a responsabilidade ambiental e atuação do órgão para a manutenção da segurança na BR 116. Com folders e materiais educativos para o público infantil, a iniciativa buscou conscientizar o público sobre a presença de animais silvestres nas estradas e a importância da preservação desses animais para o ecossistema. Além disso, nesta quarta-feira (08) o DNIT lança às 17h o documentário “Costa Doce – Gaúcha – BR 116: Mais que um Caminho, um Destino”. 

De acordo com Solano Ferreira, Jornalista do DNIT, o trabalho de gestão ambiental do órgão envolve a preservação da fauna e flora que vive ao redor da rodovia. “Estamos com alguns materiais educativos e um dos intuitos também é de mudar o hábito de caçar animais que estão nas estradas. Nestes materiais apresentamos quais são os bichos que vivem perto desses locais e que, muitas vezes, o pessoal que está viajando não presta a atenção e não percebe que temos uma paisagem linda de fauna e flora para apreciar”, pontuou ele. 

Valéria de Bom, Bióloga do DNIT, destacou que também há cartilhas para explicar sobre os programas da gestão ambiental e sobre a reposição de árvores na duplicação da BR 116. “No começo das obras algumas árvores precisam ser retiradas mas, no final, toda essa flora é restaurada. São coisas que muitas pessoas não tem conhecimento, então temos cards, cartilhas e materiais explicativos para que a informação seja repassada”, explicou ela, que também salientou que os materiais entregues na Fenadoce também estão disponíveis para download de forma gratuita no site www.br116rs.com.br e também na página do Facebook do DNIT. 

A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.