Pessoas com restrições alimentares, como veganos, indivíduos com intolerância à lactose, restrição calórica, diabéticos e celíacos também conseguem aproveitar a Fenadoce 2023. Na Cidade do Doce existem opções de produtos zero açúcar, zero lactose, sem glúten e com ingredientes que substituem os derivados de animais, tornando assim o evento mais inclusivo e acolhedor para todos.

A banca que possui mais opções para este público é a Good Doces Saudáveis. Ivan Vanzar, sócio proprietário da confeitaria, conta que a ideia para o empreendimento surgiu ao perceber a dificuldade que seu filho, que é intolerante à lactose, tinha para encontrar produtos que se encaixassem em sua dieta. “A ideia foi empreender com empatia, construir uma empresa que consiga atender esse público que muitas vezes não ganha tanta atenção”. Este já é o segundo ano que a empresa participa do evento. De acordo com o empresário, um dos comentários que mais escuta ao realizar uma venda é: “Há anos não venho para a Fenadoce porque antes não tinha doce para mim”.

Para participar da Fenadoce, a Good Doces Saudáveis recriou as receitas tradicionais de Pelotas, como o Quindim e o Pastel de Belém, substituindo o açúcar por xilitol e o leite pelas versões de origem vegetal ou sem lactose, tudo isso sem perder o sabor tradicional que os visitantes procuram.

Os doces são produzidos em uma cozinha industrial e passam por uma rigorosa fiscalização para impedir a contaminação cruzada, fenômeno que ocorre quando os utensílios de cozinha ou os ingredientes da receita entram em contato com insumos que causam intolerância.

A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.