O Salão de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, do Sebrae e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas (SDETI), recebeu na tarde desta terça-feira (07) educadores, secretários e coordenadores das Secretarias de Educação de Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, Camaquã e Canguçu, para falar sobre os seus projetos de Educação Empreendedora. A iniciativa teve início às 14h com a presença dos vencedores do Prêmio Nacional Sebrae de Educação Empreendedora. O painel também contou com a apresentação do Secretário da SDETI, Gilmar Bazanella, e abertura oficial da palestra principal com a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas.
Às 15h foi o momento das Secretarias Municipais de Educação apresentarem o desenvolvimento do projeto nas suas regiões. De acordo com a Coordenadora da Assessoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Camaquã, Ariadne Suris, diversos alunos foram beneficiados pela iniciativa. “Neste ano já concluímos o curso que foi excepcional para os gestores escolares, pois era uma grande necessidade nossa. Agradeço pela parceria com o Sebrae lá em Camaquã, que sempre promove ações que geram novas possibilidades, envolvendo também as nossas escolas rurais, proporcionando esse acesso dos alunos aos projetos de empreendedorismo e inovação”, destacou ela.
A Prefeita Paula Mascarenhas realizou a abertura da palestra, e destacou a importância da promoção do empreendedorismo para as novas gerações. “Levar o empreendedorismo para a temática da educação é fundamental. É algo que forma uma mentalidade e visão de mundo que tenha como um dos pilares o empreender. Como administradora pública, digo que não há responsabilidade maior do que com a educação, por isso, é tão importante essa busca por soluções inovadoras para problemas que ainda não foram solucionados, e para aqueles que ainda virão”, pontuou a gestora pública.
Educação Empreendedora
A temática do empreendedorismo na educação também foi apresentada na palestra de Caroline Bücker, consultora do Sebrae e especialista em inovação e metodologias criativas. Com foco na autonomia e colaboração no ensino e aprendizagem, a consultora apresentou o desenvolvimento do seu trabalho de aplicação do “Educação Empreendedora” na prática.
Para a palestrante, é muito importante que haja a escuta dos alunos e daqueles que vivem o dia a dia escolar para a implementação de projetos voltados para a educação. “Quando falamos de educação empreendedora, não estamos falando apenas de empresas. Nós precisamos ter também uma responsabilidade social. Quando escutamos as crianças para criar esse projeto, há quatro anos atrás, elas disseram que queriam entender novas línguas, matemática financeira, aulas ao ar livre e criativas e se conectar com outras crianças. Então esse foi o início desse projeto”, concluiu a consultora.
A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.