Cerca de 40 alunos da rede municipal de educação participaram da atividade educacional realizada pelo Criar-Lab (Laboratório de Criatividade e Inovação apoiadas pelo uso da IA), do Pelotas Parque Tecnológico, no espaço do SebraeX na tarde desta sexta (02). A iniciativa promoveu o ensino de robótica através do entendimento sobre energia elétrica no manuseio de LEDs e pilhas através da montagem do mascote do evento Robopel, o Pevitro.
Estiveram presentes na atividade a escola Balbino Mascarenhas e Bruno Chaves, localizada na zona rural do município. Selecionadas através do projeto “Clubes de Computação Criativa”, do Pelotas Parque Tecnológico em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, as escolas aproveitaram a programação para proporcionar aos alunos conhecimentos de matemática, física, linguagem, artes e ciências.
“É a primeira vez que estamos aqui na Fenadoce junto ao Sebrae. Então aqui estamos divulgando várias atividades relacionadas à inovação, passando pela educação básica com a oficina de robótica de construção do Pevitro, aproveitando para que todos possam se divertir com esse processo de aprendizado de conceitos de eletrônica sem nem perceber que estão aprendendo”, concluiu o Professor Adjunto Universidade Federal de Pelotas e Coordenador do Criar-Lab Pelotas Parque Tecnológico, Tiago Thompsen.
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.