Na tarde desta segunda-feira (12), os visitantes da 29ª Fenadoce tiveram a oportunidade de conhecer uma iniciativa de saúde coletiva promovida pelo curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no estande da Câmara Municipal de Vereadores: o projeto Médicos de Rua. Durante a tarde, os alunos e coordenadores da ação estiveram presentes para realizar atendimentos gratuitos ao público, oferecendo serviços como aferição de pressão, glicose e verificação de sinais vitais. 

“A iniciativa é baseada na ação Médicos do Mundo, que é uma organização presente em diversos locais do Brasil. O principal objetivo é levar saúde para a população que tem dificuldade em ter atendimento até mesmo nos postos de saúde, além de encaminhar casos mais sérios para as unidades assistidas pela Católica”, explicou Marta Gonçalves Perelló, professora de Saúde Coletiva no curso de Medicina da UCPel. 

Ela ainda destacou que o projeto foi criado pelas alunas bolsistas Hyngrid Sousa e Viviane Waskiewicz, e atende principalmente os moradores de rua atendidos pelas ONGs Alimentar e Café do Bem, de Pelotas. Todos os atendimentos são coordenados por dois professores e realizados pelos alunos selecionados, que cursam a partir do 3º ano de Medicina. 

A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.