Nesta quarta-feira (07), a Fenadoce recebeu a visita dos estudantes do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas. Por meio do espaço cedido pelo estande da Câmara Municipal de Vereadores, os alunos apresentaram o projeto Direito na Rua ao público da feira.
O movimento organizado e idealizado pelos acadêmicos fornece assessoria jurídica gratuita à comunidade pelotense em situação de vulnerabilidade socioeconômica. De acordo com a coordenadora do curso de Direito da UCPel Ana Cláudia Siqueira Lucas, “o projeto Direito na Rua busca acolher as demandas da comunidade carente nas suas questões mais diversas, desde fatores jurídicos até demandas de natureza administrativa (…) o intuito do projeto é chegar até a comunidade para que ela não precise se deslocar a determinados ambientes”.
O projeto, que possui participação ativa dos estudantes, é coordenado pela professora Ana Paula Dittgen e conta com uma equipe composta pelos alunos Ana Carolina Valente, Bruno Amorim, Daniela Varte, Laís Perelló, Lara Lima, Luiz Augusto Santos, Mariana Vergara, Rafael Ortiz e Renan Bortolvzzi.
Os acadêmicos enxergam o projeto como uma oportunidade de pôr em prática toda a teoria que estudam diariamente nas salas de aula. Nas palavras do estudante e membro do Direito na Rua Bruno Amorim, “quando saímos da sala de aula e entramos em uma parte muita mais prática de atendimento a quem chega com demanda, para nós estudantes que não temos essa vivência, é muito gratificante”.
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.