O estande do Instituto Federal Sul-rio-grandense recebeu, nesta segunda-feira (12), os estudantes dos Campus Pelotas e Cavg para a exposição dos cursos técnicos e dos projetos desenvolvidos pelos alunos. Através do espaço cedido pelo IFSul na Fenadoce, os discentes são  capazes de divulgar seus cursos e realizar o contato entre a instituição e as milhares de pessoas que visitam o evento. 

Durante os períodos da tarde e noite, inúmeros cursos passaram pelo estande, dentre eles: Agroindústria, Alimentos, Educação Física, Eletrônica, Formação Pedagógica e Química. 

A programação do espaço teve início às 14h e durou até o fim da feira, com revezamentos entre os cursos e projetos. 

No início da tarde, o curso de Formação Pedagógica marcou presença no estande do IFSul. Com inscrições abertas para pessoas com graduações completas, o curso oferece o licenciamento naquilo que o estudante já é graduado. Através dos aprendizados, o profissional desenvolve competências e habilidades de ensino necessárias para a licenciatura. 

Ainda no período da tarde, o projeto Trilhas Virtuais foi apresentado pelos alunos idealizadores e coordenadores responsáveis. Desenvolvido em meio à pandemia, o projeto visa aproximar as pessoas à prática de atividades ao ar livre e promover a preservação dos espaços naturais por meio do uso dos  óculos de inteligência artificial. Longe de substituir a realidade, o projeto procura despertar experimentos e sensações advindas do contato com o digital. De acordo com o aluno voluntário Lucas Becker Marques, “ingressei no projeto porque achei a ideia muito interessante. Eu já pensava nas sensações que a inteligência artificial poderia despertar e, como já queria entrar no Trilhas Virtuais, juntei o útil ao agradável”. 

O curso de Química compareceu à Fenadoce através da exposição do projeto Controle de Qualidade de Água e do Ar do Campus Pelotas que, através da coleta de amostras, torna  possível a observação de substâncias intrusas e o monitoramento de adversidades. Segundo a aluna e participante Daiana Klug Venzke, a exposição do projeto atrai, além dos visitantes, muitos estudantes interessados no assunto. “Muitos alunos de cursos que estudam esse tipo de prática, por conta da pandemia, não tiveram essa experiência. Eles passam aqui muito interessados nas nossas amostras” afirmou Daiana. 

Ao fim da tarde, o curso técnico de Alimentos e o curso superior de Agroindústria expuseram equipamentos usados na produção de produtos como biscoitos, ambrosias e geleias diversas. Uma das ferramentas demonstradas pelas alunas do curso de Alimentos foi o refratômetro, usado para observar a concentração de açúcar nos doces. 

Às 18h, o laboratório 14 do curso técnico de Eletrônica expôs alguns dos projetos idealizados pelos alunos do instituto. Desde robôs constituídos de Lego capazes de resolverem cubos mágicos através da análise de cores, até próteses com sensores que provocam movimento, todos os projetos envolvem programação desenvolvida pelos estudantes. De acordo com a aluna de Eletrônica Vivian Juliani, os milhares de visitantes que a Fenadoce recebe somados à boa posição do estande do IFSul permitem bastante visibilidade para os cursos e projetos desenvolvidos no instituto. 

A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet, Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.