Durante o sábado (2), a Rádio Cultura Zona Sul promoveu o painel “Liderança em Foco”, no espaço da Fecomércio-RS, na 31ª Fenadoce. O evento recebeu diversos convidados para debater questões sobre inovação, turismo, potencialidades e investimentos na região sul do estado. 

O primeiro bate-papo foi sobre o tema “A inovação como indutora do crescimento econômico da zona sul”, que abordou as diferentes áreas da inovação na região, como tecnológica e cultural. Os participantes abordaram as necessidades e os desafios de incentivar a criação de novas startups, incentivo ao desenvolvimento de empresas já existentes e a importância da valorização da pesquisa nas academias. 

O encontro foi mediado pelo comunicador da rádio Bruno Rios. Os convidados do painel foram o diretor da Oceantec Furg (parque científico e tecnológico da Universidade Federal de Rio Grande), Samuel Bonato, o diretor técnico científico do Pelotas Parque Tecnológico, Edgar Antônio Mattarredona, e o analista de negócios do Sebrae-RS, Luciano Rodrigues Martins.

O painel 2 abordou as potencialidades comerciais da Zona Sul e foi mediado pelo jornalista André Zenobini, que recebeu o conselheiro gestor do CDL Pelotas Daniel Centeno e o diretor da Câmara do Comércio de Rio Grande, Carlinhos Zanetti. Na ocasião os convidados ressaltaram a importância do comércio para a geração de emprego e fomento da economia na região. “É preciso que haja um incentivo por parte do governo, como a redução de taxas e carga tributária, para que o empresário tenha mais facilidade em investir, já que é responsável pela geração de emprego e renda para muitas famílias e movimenta a economia”, explica Centeno.

O último painel foi sobre os reflexos dos investimentos portuários na zona sul, mediado pelo jornalista e comunicador da rádio José Valerão. Representando a Portos RS, o diretor administrativo, João Alberto Gonçalves, pela Fecomércio-RS o  vice-presidente do setor de turismo Sérgio Antônio Cogy e pela Prefeitura de Rio Grande, o secretário adjunto de desenvolvimento, inovação, turismo e economia do mar, Edward Moraes, abordaram a importância do Porto de Rio Grande como um dos principais pilares do desenvolvimento da metade sul do estado. “Pra se ter ideia, a Portos RS é responsável por 30% do PIB do Rio Grande do Sul e o agronegócio é um dos responsáveis por isso, já que 38% da movimentação total de cargas no Porto de Rio grande é do agronegócio, como soja, farelo, óleo, entre outras.”, destaca João Alberto.

Além dos visitantes da 31ª Fenadoce que prestigiaram o evento ao vivo, a Rádio Cultura também transmitiu o encontro através do seu canal do You Yube.

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas. 

Fotos: Rafael Takaki