Uma nova corte assume para representar a Fenadoce 2020, que acontece de 29 de maio a 14 de junho, em Pelotas/RS. O processo final de escolha foi realizado na noite dessa quinta-feira, 21/11/19, em desfile no Centro de Eventos Fenadoce. A nova corte é formada pelas baronesas Taila Freitas Xavier, 22 anos, representando a Authentical Comércio de Semi Jóias; Julia Eisenhardt de Mello, 26 anos, representando a Associação dos Produtores de Doces de Pelotas e Driélli da Rosa Lacerda, 26 anos, que representou a Academia Time Andrade. A finalista que ganhou prêmio de melhor torcida foi Eduarda Venzke Vieira da Cunha e a mais votada pela internet foi Driélli da Rosa Lacerda, com 3,9 mil votos.
Este ano o concurso fez mudanças ao eleger três baronesas, e não mais rainha e princesas, com o objetivo de trabalhar uma retomada da história de Pelotas e de seu patrimônio cultural. As três baronesas são o símbolo da Fenadoce, mas também da cidade de Pelotas e de toda sua tradição.
As candidatas desfilaram em diferentes trajes durante a noite para o Corpo de Jurados, composto por Profa. Dra. Francisca Michelon, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas; Luis Fernando Parada, Gerente do Sesc; Profa. Clotilde Victória, Secretária de Relações Institucionais de Pelotas; Profa. Dra. Lisarb Crespo da Costa, Diretora-Presidente da Biblioteca Pública Pelotense e Dra. Maria Angélica Gentilini da Silva, Delegada da 3° Delegacia de Polícia de Pelotas.
Desde o início do mês as candidatas passaram por uma série de atividades como palestras, workshops, entrevistas e análise de perfil, sendo acompanhadas de perto pela Comissão de Jurados. Cada fase do concurso teve um peso na nota final. Os jurados levaram em conta desde quesitos como os conhecimentos sobre a história da feira e de Pelotas até a empatia, capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal, entre outros.
A Corte da Fenadoce 2019, formada pela rainha Kaiana Spiering e as princesas Carolina Ávila e Kathlen Prestes fez sua despedida emocionada. Enio Lopes, Gestor da CDL Pelotas, e Giorgio Ronna, Secretário Municipal da Cultura de Pelotas, presentearam elas com joias e Adriana Lopes entregou flores.
Sobre a nova corte, Enio Lopes destacou a importância da representação delas para a cidade e para a feira. “Entendemos que a Fenadoce é de todos e representa Pelotas, por isso, mudar o concurso para três baronesas, sem hierarquia, foi uma forma de homenagear as grandes mulheres que representaram a história de Pelotas”.