A Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL) promove, de 5 a 31 de dezembro, a Fenadoce – Especial de Natal 2020, com ações em diversos pontos de Pelotas em quatro focos: reforçar e fomentar a tradição doceira; valorizar a arte e cultura local; promover ações sociais e estimular o comércio local. A Fenadoce – Especial de Natal estará presente no Calçadão Central, Mercado Central, Praia do Laranjal, Chácara da Baronesa e Shopping Pelotas.

“Os desafios desse ano nos levaram a pensar em novas possibilidades e estratégias. Como realizadores de uma feira que recebe quase 300 mil pessoas, movimenta nossa economia e valoriza a cultura e a tradição doceira, realizar uma edição especial da Fenadoce no formato híbrido (presencial/virtual) e descentralizado, levando a tradição doceira à diversos locais da cidade para não gerar aglomeração, é um desafio”, explica Adriane Silveira, Gerente Executiva da CDL Pelotas. A ideia é valorizar a tradição doceira, considerada Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), oportunizar espaço para os artistas e movimentar o comércio local.

“Sabemos que a população está com saudade da Fenadoce e passou por tempos difíceis. Esperamos que essa magia dos doces e do Natal seja uma nova esperança com boas perspectivas para 2021”, afirma o Gestor da CDL Pelotas, Enio Ferreira. A 28ᵃ edição da Fenadoce, que não ocorreu esse ano devido à pandemia, será realizada em 2021, no Centro de Eventos Fenadoce, em data ainda a ser divulgada.

Valorizar a tradição doceira

Entre as ações da Fenadoce – Especial de Natal haverá um Quiosque de Doces da Associação das Doceiras de Pelotas no Calçadão Central de Pelotas, além de um ponto de distribuição de doces comercializados via aplicativo. Locais como a Praia do Laranjal e Chácara da Baronesa terão um Quiosque de Doces. O Shopping Pelotas também terá uma loja de doces durante o período apoiando a ação.

Ações Artístico-culturais

A Fenadoce Cultural contará com apresentações artísticas veiculadas no Facebook e canal de YouTube da Fenadoce. O Calçadão e o Mercado Central terão ambientação, iluminação e as formigas da Fenadoce – Especial de Natal. O Mercado Central terá árvore de Natal de 15 metros, iluminação, ambientação e decoração interna e externa, contando com a Vitrine de Natal com a presença do Papai Noel, da Formiga e das Baronesas da Fenadoce. O Shopping Pelotas também é um parceiro do evento.

 “Sabemos o quanto a feira anual é importante também para os artistas locais. Com a edição de Natal vamos valorizar a nossa cultura e também esses profissionais, levando música, dança e muitas formas artísticas para as casas de todos pelas redes sociais”, explica Adriane.

Homenagem à dupla Kleiton & Kledir – Outra ação cultural será a Campanha “Pelotas sempre volto pra ti”, que vai homenagear a dupla pelotense Kleiton & Kledir, valorizando espaços da cidade citados por eles nas músicas. Os cantores completam 40 anos de carreira e serão protagonistas de uma campanha especial que também irá fortalecer a cultura pelotense.

Ação Social: Doe artigos infantis

“Quem cresce aqui não esquece, quem ajuda também!” é o nome da Campanha que a Fenadoce e a CDL Pelotas promovem para resgatar a infância e ajudar quem precisa. O objetivo é receber doações de artigos infantis, novos ou usados, que serão entregues para a Secretaria de Assistência Social para serem distribuídos para instituições.  Os pontos de arrecadação são: Quiosque de Doces no Calçadão Central; Vitrine de Natal no Mercado Central; Loja de Doces no Shopping Pelotas e Quiosque Laranjal.

Estímulo ao comércio

Na campanha “Doce Vantagem” ao comprar no comércio local os consumidores poderão trocar as notas fiscais no valor de R$ 100,00 por cupom da Fenadoce: especial de Natal e concorrer a Cestas de Doces para o Natal e Ano Novo. A Campanha terá um Selo da Formiga que será adesivado nas vitrines dos empreendimentos/lojas associados à CDL que aderirem. O ponto de troca das notas será no Quiosque de Doces no Calçadão Central e Loja de Doces no Shopping Pelotas.

A Fenadoce – Especial de Natal é uma realização da CDL Pelotas, com patrocínio de Orsinet e Banrisul.