Em meio a sua 29ª edição, a Fenadoce pode ter boas notícias em breve: no dia 31 de maio foi aprovado por unanimidade, na Comissão de Turismo (CTur) da Câmara Federal, o parecer do relator do PL 1.921/2022, deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS), pela inclusão do evento no calendário turístico oficial do país. A proposta tem como autora a deputada Maria do Rosário (PT).

A inclusão no calendário nacional irá promover ainda mais visibilidade para a feira, que hoje recebe visitantes do país todo e também de outros lugares da América do Sul, como Argentina e Uruguai. O relator do projeto de lei, Daniel Trzeciak, destacou em sua justificativa favorável a a importância da Fenadoce na preservação da divulgação da cultura gastronômica, com o município de Pelotas como referência.

Durante a visita na feira, na última terça-feira (06), como representante da Câmara de Deputados, Trzeciak salientou a importância de a Fenadoce ganhar ainda mais vitrine nacional para seguir movimentando a economia local. “A fenadoce gera emprego direto e indireto, movimenta a nossa cidade. Não é apenas aqui, mas em toda a rede hoteleira, restaurantes, postos de combustível. Temos que aproveitar esse período que a fenadoce acontece para enxergar a oportunidade do doce durante o ano todo”, destacou.

Com o parecer favorável, a iniciativa segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).

Dia da Doceira
Daniel Trzeciak foi o autor da lei que criou o Dia da Doceira em Pelotas enquanto era vereador da cidade. Agora, ele atua também no Projeto de Lei (PL) 6.328/2019, que institui o 6 de Junho como o Dia Nacional da Doceira. O projeto segue agora para o Senado, última etapa de tramitação antes de ir à sanção presidencial.