Um dos pratos salgados mais conhecidos dos pelotenses, o Bauru, teve quase duas horas dedicadas no Festival de Gastronomia do estande da Fecomércio/Sesc/Senac durante o sábado (20) na 30ª Fenadoce.
Quem participou da oficina gratuita pode conhecer a história da chegada do lanche criado em São Paulo, na zona sul do estado. Pablo Dieguez, neto do casal que começou a produzir o lanche na cidade, foi o ministrante da oficina para o público que lotou o estande.
“Em 1949 meus avós tinham um hotel e precisavam fazer comida para trabalhadores das fábricas que saiam cedo. O Bauru era uma refeição completa que dava energia para longas jornadas de trabalho. Hoje já estamos na quarta geração produzindo o “xis pelotense””, conta Pablo.
Na programação ainda teve oficina de panificação artesanal, com os chefes de cozinha Jackson Machado e Jordana Maciel, que ministraram na aula-show o preparo da focaccia, um pão de origem italiana, usado em receitas doces e salgadas.
A última atração do sábado no estande da Fecomércio/Sesc/Senac foi uma oficina com o gastrólogo Ricardo Hernande, que falou sobre os tipos e opções de cafés e ensinou uma receita de cookie.
A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.
Foto: Alair Junior