Iniciando as atividades do Festival de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), localizado na lateral traseira da Cidade do Doce, os estudantes de gastronomia da instituição ensinaram em uma aula inaugural umaa receita de risoto de pêssego e camarões da lagoa. Os ingredientes utilizados na receita foram todos de origem regional, valorizando a produção gaúcha.
Às 15h, ocorreu a oficina “Decoração de biscoitos festivos para construir memórias da infância” realizada pela gastrônoma Vanessa Monteiro, aluna egressa da UFPel. Visitantes tiveram a oportunidade de aprender a decorar biscoitos a base de leite condensado com caldas coloridas e claro, degustá-los depois. Segundo a professora Tatiane Gandra, coordenadora do estande, o intuito da atividade foi reviver e criar memórias de infância para os adultos e crianças presentes, uma homenagem ao tema desta edição da feira “Doce sabor da infância”.
No ultimo evento do dia, que iniciou às 17h, a professora Chirle Raphaelli ministrou a oficina “Massas frescas coloridas: para cozinhar em família”. Foi ensinada ao público a receita de massas de espinafre e de beterraba, além de técnicas de preparo para diferentes tipos de massa, como capelleti e raviolli.
A 29ª Fenadoce tem patrocínio do Banrisul, Osirnet Empório Gelei, além do apoio do Sicredi e Ecosul. A Prefeitura de Pelotas, a Câmara Municipal de Pelotas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul são apoiadores institucionais. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.