Entre as delícias apresentadas no Festival de Gastronomia da Fenadoce 2022 neste sábado (18) estão as receitas de tortellini de abóbora e uma técnica de flores de chantilly com bico de confeiteiro, que movimentaram o público a participar das aulas ministradas por chefs e instrutores especializados em gastronomia e culinária. As atividades têm recebido os visitantes da feira desde o primeiro final de semana, ensinando diversas receitas de sorvetes, tiramisu, doces, tortas, cozinha criativa, entre outras.
Preparada pela professora da Faculdade de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas, Nicole Weber Benemann, a receita de tortellini de abóbora já tinha aparecido na última semana, no dia 11 de junho, e foi repetida para apresentar a receita para ainda mais visitantes. De acordo com Nicole, o público diversificado da Fenadoce e a importância da apresentação de uma receita autoral são os destaques para a segunda realização. “Também há a oportunidade de uma equipe diferente apresentar a aula de gastronomia aos visitantes, dando oportunidade a novos alunos e transformando o ambiente da Fenadoce em um espaço de ensino”, explicou ela.
Já as flores decorativas de chantilly, de acordo com a gastrônoma e proprietária do Ateliê Minuetto, Francielle Gonçalves, tem por objetivo fazer com que bolos e tortas sejam 100% comestíveis, deixando de usar flores artificiais na decoração. Francielle é especialista em confeitaria, e possui diversos cursos voltados para a área, além de comandar um espaço gourmet de doces e confeitos. A aula foi ministrada no espaço do Festival aos visitantes às 17h.
A Fenadoce 2022 é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, Osirnet e Empório Gelei, além do apoio da Ecosul e Sicredi.