A programação do estande da Fecomércio/Sesc/Senac teve na tarde desta quinta-feira (1º) três oficinas de gastronomia. Mas um mesmo ingrediente nas diferentes receitas apresentadas ao público chamou a atenção: o empreendedorismo.

A primeira aula-show que o público pôde acompanhar foi com a chefe de cozinha Gabriela Freitas. Formada pela escola do Senac, ela abriu uma cozinha em São Lourenço do Sul onde produz vários tipos de lanches e vende no sistema de delivery. Na tarde desta sexta-feira ela ensinou aos participantes a receita do mais vendido deles, o Cheddar Melt.

“Eu trabalhava com doces e bolos para festas, veio a pandemia e encerrou as encomendas, daí precisei me reinventar, fiz o curso de gastronomia e passei a produzir baurus. Já ganhei vários prêmios na cidade com esse bauru de cheddar”, conta Gabriela.

A amiga, Vanessa, também se aventurou pelas panelas. Durante cinco anos foi dona de uma confeitaria por tele-entrega. Na 30ª Fenadoce ela ensinou uma receita de brownie com recheio de oreo.

“Quando pensamos nas receitas para apresentar queríamos algo sem complicação, que todo mundo gosta que pode fazer em casa. São receitas que você pode comer com a família e se quiser pode transformar em um negócio com alto potencial de rentabilidade”, revela Vanessa Horn.

A última oficina da noite foi sobre sushi. Os visitantes puderam aprender as técnicas de produção do prato com a experiência do chefe de cozinha Marcos Vasconcelos Júnior. Há 8 anos ele trocou o ramo imobiliário pela cozinha japonesa.

“Comecei como garçom no restaurante, meus colegas foram me incentivando, fui aprendendo, fiz cursos, me aperfeiçoando e hoje estou muito feliz com a escolha que fiz”, conta o chefe de cozinha.

A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.

Fotos: Rafael Takaki