A inovação e a tradição doceira se encontraram neste sábado, 27, durante o hackathon do Candy Challenge na 30ª Fenadoce. O desafio de ideias iniciou na sexta-feira, 26, e premiou as melhores soluções para unir a tecnologia com a tradição doceira, respeitando os processos do saber e fazer que consagraram Pelotas como a Capital Nacional do Doce. Na programação do domingo, 28, a feira terá ainda mais música e atrações para os visitantes.

Durante o hackathon, os grupos conversaram com as doceiras para entender os principais desafios que elas enfrentam no dia a dia da produção. A partir disso, eles puderam pensar em soluções aliadas à tecnologia que possam equilibrar as necessidades das doçarias pelotenses. Ao final desse sábado, cada um dos seis grupos teve cinco minutos para defender a sua ideia em um pitch,

As propostas foram julgadas pelos avaliadores convidados: Jeferson Sigalles, CEO do Instituto Sigalles e Diretor de Negócios do Pelotas Parque Tecnológico; Aline Scaglione, Gesotra de Projetos da Lifemed e Coordenadora do Núcleo de Inovação da ACP; Sérgio Cogoy, da Secovi; Daniel Centeno, Conselheiro Gestor da CDL Pelotas e membro da Comissão Organizadora da 30ª Fenadoce; Luciana Silveira, Conselheira Gestora da CDL Pelotas; e Tiago Radman, do Senac.

A ideia vencedora foi o grupo Azul com a solução FenaFood, um sistema que agiliza a retirada do doce no estande, reduzindo as filas. A proposta do grupo em segundo lugar foi a de criar uma experiência sensorial com sabores e aromas dos doces, além de um site/aplicativo com serviços da feira. Já o terceiro lugar teve como ideia melhorar o uso e conhecimento do selo de rastreabilidade dos doces e permitir que os visitantes acumulem pontos e recebam prêmios ao consultar o produto no site.

A premiação para a equipe vencedora foi um Copo Stanley Osirnet, Fone de Ouvido pro Cative, caixa de doces Monalu, 05 ingressos do Tech Business e 03 meses de Márcio Harff, consultor de felicidade. O segundo e terceiro lugar ganharam caixas de doces da Monalu. O 1º Hackathon Candy Challenge foi organizado pela Candy Valley, comunidade de startups de Pelotas, UniSenac e Pro Creative.

Shows especiais

A feira terá shows especiais nos próximos dias. Na segunda tradicionalista, dia 29, a atração será o músico Luiz Marenco. Já no dia 30 será a vez do Teatro do Bebé. Ambos os shows serão às 20h30 na Praça de Alimentação. No dia 31 de julho, às 19h30, será o momento de prestigiar o concerto de coro e solistas do Música pela Música com uma temática que promete apaixonar os visitantes da feira.

A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.

 

Confira a programação de domingo (28):

 

Palco da Praça de Alimentação

12h Grupo Capoeira Ilha de Mar Grande

13h30 Grupo de Dança Escola Freinet

15h Espaço de Dança Marina Miranda

16h30 Academia Corpo e Dança

18h Moongravity

19h30 Banda Voggue

21h Márcio Jaguarão

Espaço Multiuso

10h Aferição de pressão arterial

16h Oficina de desenhos de grafitti

Palco Cidade do Doce

12h  Gambano e os Aventureiros Ambientais

13h30 Gabriela Marini

15h Danilo Kuhn

16h40 Ivan Vargas

18h Emily Passarinho

19h30 Hamilton Pereira e Banda

21h Elas em Canto

Palco Estância Princesa do Sul

13h30 Sandro Madruga

14h40 CTG Negrinho do Pastoreio

15h50 CTG Coronel Thomaz Luiz Osório

17h Grupo Musical Quatrilh

18h10 Delmar e Léo Marques

19h20 Piquete Tracidionalista Pealo Amigo

20h30 CTG Raízes do Sul

Festival de Gastronomia Fecomércio-RS

15h Rillete de Charque e Mix de Folhas

17h Médaillon ou Entrecôte ao molho mostarda com mel

19h Rolinhos de Massa Filo Recheada com origone e caramel au beurre sale

Festival de Gastronomia UFPel

15h Cafés Especiais

17h Île Flottant

18h Banoffee

Espaço Creators

18h – A importância de ser o influencer do seu negócio (Luanda da D’lua e Ivan Pons)

19h – Desafio das agências em usar influenciadores com os clientes (Agência Cucha Comunicação)

20h – Propaganda vs Conteúdo (André Salvador)

 

Foto: Rafael Takaki