A tarde de segunda-feira (13) começou movimentada no Salão de Desenvolvimento, Turismo e Inovação do Sebrae e Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas. Entre os principais pontos da programação, estiveram a importância da gastronomia para o turismo, valorização de produtos locais, apresentação de startups voltadas para a alimentação, posicionamento de marketing, marketing territorial e demais outros. 

Os painéis começaram às 14h, com a apresentação de Ana Cléula, do Sebrae Nacional, e a temática “A Gastronomia como identidade do Turismo Gastronômico”. Em seguida, foi a vez da participação de Cristina Maseda, Diretora da Casa de Cultura de Paraty, com o painel “Paraty: Cidade Criativa de Gastronomia”, às 14h30. 

A temática gastronômica seguiu com o Sebrae Santa Catarina, a partir da temática “Origem SC: Projeto de Valorização de produtos locais”, com Alan Cleumann. Às 15h30, a arena de inovação foi ocupada pela FoodTech, com apresentação de Raul Garré, Tarcio Christh e Gabriel Oliveira, que contaram um pouco sobre as suas experiências com a criação de identidades de grupos gastronômicos como o Madre Mia e o Espaço Nave. Raul é responsável pela criação do Fusão Latina, do Espaço Nave, do Meio Café e do Mordomia Congelados. Em seguida foi o momento de Juliana Klug, gestora do Food Hall Quartier, apresentar as características e estratégias de seu negócio, às 16h.

Thiago Akira apresentou a temática “Técnicas de Posicionamento de Marketing Digital no Turismo”, e contou um pouco sobre a sua experiência com a criação de identidades de grupos gastronômicos. De acordo com o painelista, é importante estabelecer estratégias para cada público-alvo e suas abrangências. “Você tem que ter produtos que conectem e atraiam os clientes no digital. É importante trazer essa atratividade para fazer com que esse cliente adquira um nível de educação nos níveis de consciência do marketing”, explicou ele. 

Já abordando a temática do marketing territorial, o especialista Jeferson Sigales, do Studio Sigales, explicou os principais insights para auxiliar os presentes na aplicação dessa abordagem. A sua participação foi seguida pelo painel Startups com Soluções para o Turismo, Temporada Gastronômica com Gabriel Oliveira, e finalizando com o painel Oficina de fotografia para a Gastronomia, com Alan Alcantara, da Flash Food. 

Crédito de imagem destaque: Rafael Takaki