As irmãs Samira e Laura, estudantes do curso de gastronomia da UFPel, apresentaram uma receita que chamou a atenção do público: cupcake de chocolate recheado com geleia de bacon e cobertura de ricota. O prato que fez parte de uma das disciplinas do curso lotou o estande da universidade neste domingo (4).
“É impressionante você colocar um salgado que nunca é consumido como um doce, e você colocar ele num doce. As pessoas estranham quando ouvem, mas depois que provam sentem que cai muito bem”, conta Samira.
A segunda receita do dia foi a de arroz doce com esferas de manga. Valentine Sinnott, Catia Pieper e Eduarda silva apresentaram a chamada cozinha molecular, que usa química e física para dar novos formatos aos ingredientes dos pratos.
“Essa técnica surgiu na década de 1980, 1990, e é usada em pratos mais elaborados da cozinha contemporânea, mantendo o sabor dos ingredientes e permitindo que a gente crie formatos e até sabores”, conta Valentini.
Após a última oficina do dia, a coordenadora do projeto de extensão do curso de Gastronomia da UFPel avaliou a participação da instituição na 30ª Fenadoce.
“A Fenadoce é o maior evento do nosso município, é uma porta de entrada para que as pessoas possam conhecer o nosso curso. Muita gente não sabe que são dois anos e meio de duração e totalmente gratuito. A Fenadoce é nosso cartão de visita para todo o conhecimento produzido na universidade”, contou Tatiane Gandra.
A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.
Fotos: Alair Junior