Quem esteve na Fenadoce na tarde desta sexta-feira (19) pode conhecer mais sobre o trabalho do programa Mesa Brasil do SESC durante a oficina de gastronomia do estande da Fecomércio/Sesc/Senac. A nutricionista do programa em Pelotas, Ariane Moura, ensinou aos visitantes uma receita de bolo usando casca de abóbora. “Quando tu vai comprar frutas, verduras e legumes, o que tem mais valor nutricional às vezes vai colocado fora por falta de conhecimento”, explicou.

Outras duas oficinas com o tema sobre o aproveitamento de alimentos acontecem durante a programação da Fenadoce. A participação é gratuita. Em Pelotas, o programa Mesa Brasil do SESC atende 20 instituições de caridade por meio da doação de alimentos feita por parceiros do projeto.

Em seguida, os participantes aprenderam detalhes da produção em chocolateria, técnica artesanal que utiliza o chocolate como base para as receitas. Nesta sexta-feira, o público aprendeu a fazer um bombom de pistache. “Você pode fazer bombons, barras, ovos de páscoa e uma infinidade de produtos, tanto para o consumo próprio ou para um negócio”, revela a chocolatier Cátia Kupssinskü.

A 30ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet com Patrocínio Master do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Patrocínio do Banrisul, Sicredi e Gelei, apoio da Ecosul, Apoio Institucional do Grupo RBS, Câmara de Vereadores de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas, além da realização da CDL Pelotas.

Foto: Rafael Takaki